Noticias

O que o ser humano quer dizer está na cara!

MONIQUE GISELE GASQUI CRP 108849/06
Psicóloga Clínica, especializada em Cognitivo-Comportamental

 

 

O que o ser humano quer dizer está na cara? Para quem sabe ver, dizem mais do que as palavras e até aquilo que está escondido dentro de si mesmo, ou seja, muitas vezes, fala-se algo mas a cara diz totalmente outra.
Pesquisadores americanos conseguiram comprovar que a expressão facial não apenas traduz um sentimento, mas também o estimula. Exemplo: quem ri porque está feliz fica ainda mais feliz porque ri. Isto faz parte da Psicologia Contemporânea, que pretende decifrar os mistérios do comportamento humano.
Decifrar, na verdade, o sentido das expressões faciais, como o riso, o choro, o espanto, a raiva, o nojo. O Psicólogo em clínica consegue perceber tudo isto em seus clientes, porque a linguagem do rosto é a forma mais comum de comunicação entre as pessoas, e realmente fala-se mais com caras e bocas do que com as palavras, onde muitas verdades são ditas através destas expressões.
Diante de um perigo, uma pessoa não se põe a correr porque sente medo, mas sente medo porque corre e alguns cientistas admitem que o caminho é mão dupla: o que se expressa no rosto pode afetar a reação do cérebro. Claro! sentir determinada emoção é sempre experimentar determinada reação fisiológica. Por exemplo: tristeza é a diminuição do ritmo respiratório, já a sensação de alegria é o aumento na produção de endorfinas.
De acordo o Psicólogo Ailton Amélio da Silva, autor de uma tese sobre as expressões faciais das emoções, afirma que a cara no mínimo sete emoções é idêntica em quaisquer seres humanos. Existem gestos também que substituem as palavras, como: mostrar a língua no lugar de xingar, piscar os olhos em sinal de aprovação, abrir a boca em vez de dizer que ficou boquiaberto de espanto e por ai vai. Ás vezes, só pelo olhar do outro dá para notar que ele quer nos interromper para fazer uma observação.
O olhar, de fato, é a expressão mais suprema, mas é na boca que nasce a mais humana das expressões: o sorriso.
Uma particularidade humana é fingir no rosto aquilo que não sente, e o sorriso é a arma mais usada da mentira, porque, além de ser uma expressão positiva, de todos os componentes do rosto o homem tem mais controle sobre a boca. Assim, mostra o sorriso mas na cara a tristeza, e isto aumenta na aparência a dose de satisfação de rever alguém, esconder rancores e afirma o desprezo.
Reconhecer o verdadeiro riso é de um treinamento muito complexo para identificar expressões faciais.
A face humana é um baú de informações sobre os sentimentos mais íntimos, pois, que tem olhos para ver pode se convencer de que nenhum mortal consegue guardar segredo. O que o ser humano quer dizer está na cara!

Iniciar Apresenta

Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/web/?p=15785






Copyright © 2018. Direitos de conteúdo reservados a:
CAMARA MUNICIPAL DE URUPÊS

Mauritec

Rua José Bonifácio, 558 - Centro - Urupês/SP
Fone: (17) 3552-1252
E-mail: contato@camaraurupes.sp.gov.br